Palávra do Pároco | Pe. Amarildo Jorge Dellagrana | Fevereiro/2021

Publicado por: Silvia Oliveira 01/02/2021

SÃO JOSÉ TRABALHADOR, VALEI-NOS!

Queridos filhos e filhas de São José,

Iniciamos este ano de 2021 com muito esperança de dias melhores, envolvidos na certeza de uma solução eficiente para essa terrível pandemia que nos distanciou, isolou, causou medos e apreensões no ano que passou.

O importante é saber que continuamos no caminho, perseverantes, sem esmorecer em nossa fé. Confiamos nossas vidas a Deus que nos ama e nos quer bem. Ele é Deus conosco, jamais nos abandona nos momentos mais difíceis de nossa vida, portanto não caminhamos no escuro, nem a noite pode nos apavorar, pois Ele é luz para nossos passos: “mesmo que eu passe pelo vale da sombra da morte, nenhum mal eu temerei, pois o Senhor está comigo, sua vara e seu cajado me dão segurança.” (Sl 23)

Além disso, é com grande alegria que, em 2021, celebraremos o ano de São José. Com o decreto Quemadmodum Deus, assinado em 8 de dezembro de 1870, o Beato Pio IX deu ao esposo de Maria o título de Padroeiro da Igreja Católica.

Para celebrar os 150 anos dessa declaração, o Papa Francisco convocou um ano especial dedicado ao Pai nutrício de Jesus, homem comum do povo, de presença cotidiana, discreta e escondida, que teve a coragem de assumir a paternidade adotiva e responsável do menino Jesus.

Ademais, São José valorizou, honrou, e não abandonou sua amada Maria, dignificando-a em todas as mulheres e fez acontecer em sua vida a vontade de Deus, colaborando com o projeto de redenção de toda a humanidade. Transformou a visão de ser pai e é modelo para todos os genitores que lutam e se sacrificam por suas famílias nestes momentos de crise.

Termino este pequeno texto lembrando ainda que, neste ano de 2021, precisamente no dia 15 de novembro, nossa paróquia celebrará seu jubileu de ouro. Há cinquenta anos, pelo fato dos trabalhadores pedirem frequentemente a intercessão do pai adotivo de Jesus, nossa comunidade foi dedicada a esse santo e passou a ser conhecida como São José Trabalhador, homenageando esse homem que, por intermédio do trabalho, buscou meios para sustentar Jesus e Maria e foi o suporte para a Sagrada Família.

Rezemos a oração que está ao final da encíclica do Papa Francisco “Patris Corde” (Com coração de Pai):

“Salve, guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria! A vós Deus confiou o seu Filho; em vós Maria depositou a sua confiança; convosco Cristo tornou-se homem.

Ó Bem-aventurado José, mostrai-vos pai também para nós e guiai-nos no caminho da vida. Alcançai-nos graça, misericórdia e coragem e defendei-nos de todo mal. Amém.”

São José Trabalhador, rogai por nós!


Pe. Amarildo Jorge Dellagranna, sdP  | Pároco 



Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Copyright ©2021 | Arquidiocese de Curitiba - Paróquia São José Trabalhador | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar