Programação Semana Santa 2017

Publicado por: Paróquia São José Trabalhador 02/04/2017

IA Semana Santa, ápice da vida Cristã, inicia-se solenemente no Domingo de Ramos, dia que marca a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém. Naquela ocasião, Ele foi recebido com ramos de palmeiras e ovacionado pela população como o Messias, o rei de Israel. Mas, como sabemos, os mesmos que o aclamaram e o receberam com festa também o condenaram à morte. A partir deste dia, as liturgias mostram todos os sinais para meditação e reflexão sobre os últimos momentos da vida de Jesus.

SEMANA SANTA

09/04/2017 | DOMINGO DE RAMOS: Procissão e Benção dos Ramos seguida da Missa da Paixão do Senhor, às 10h.

11/04/2017 | TERÇA-FEIRA SANTA: Confissões dos catequizandos da Primeira Comunhão, das 14h às 17h. Confissões dos pais e padrinhos dos catequizandos, das 19h às 21h.

12/04/2017 | QUARTA-FEIRA SANTA: Mutirão de Confissão para a Páscoa, das 18h às 21h, ou até o último paroquiano.

TRÍDUO PASCAL

13/04/2017 | QUINTA-FEIRA SANTA

Na Quinta-Feira Santa, presenciamos o tradicional Lava-Pés, evento que busca desenvolver em nós a humildade de Cristo. O ato repete o gesto de Jesus lavando os pés dos apóstolos antes de ser preso e levado à morte na cruz. Celebramos, ainda, a instituição da Sagrada Eucaristia (quando Ele oferece ao Pai o seu corpo e o seu sangue em forma de pão e vinho), do sacerdócio ministerial e do grande mandamento do Amor.

– Celebração da Ceia do Senhor, às 19h30. Logo após, Vigília de Adoração ao Senhor até às 24h. Veja a escala da vigília aqui.

14/04/2016 | SEXTA-FEIRA SANTA 

A Sexta-Feira da Paixão é o único dia em que a Igreja não celebra a Eucaristia. Por meio da Palavra de Deus recordamos a morte de Jesus com leituras bíblicas, preces solenes e adoração da cruz.

– Dia de jejum, silêncio, oração e abstinência de carnes.

– Continuação da vigília: das 06h às 14h. Veja a escala da vigília aqui.

– Celebração da Paixão do Senhor, às 15h, seguida de Via-Sacra no pátio da Igreja.

15/04/2016 | SÁBADO SANTO

O sábado é de silêncio, porque é o dia em que a pedra rolou sobre o túmulo. Não se rezam missas pela manhã. Mas a celebração do tríduo tem seu centro na Vigília Pascal do Sábado Santo (também chamado de Sábado de Aleluia), momento caracterizado pela confiança na ressurreição do Senhor.

– Dia de jejum, silêncio, oração.

– Bênção dos alimentos pascais, às 11h.

– Solenidade da Vigília Pascal, às 20h. (Tragam velas para acender na luz do Círio Pascal e frasco para levar água benta.)

PÁSCOA

16/04/2017 | DOMINGO DA PÁSCOA

A terra, que estava em profundo silêncio e desterro, agora triunfa de alegria e glorifica Aquele que venceu a morte por amor a nós. A Santa Missa do Domingo da Ressurreição é o memorial histórico desse ato supremo de amor pela humanidade.

– Missa às 8h. 

– Missa às 10h com celebração da Primeira Eucaristia.

– Missa às 19h.

A Páscoa converte-se no dia mais importante para a nossa fé, pois é quando Jesus vence a morte para mostrar a grandeza da vida.



Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Copyright ©2019 | Arquidiocese de Curitiba - Paróquia São José Trabalhador | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar