Semana Santa: Paixão, Morte e Ressurreição

Publicado por: Paróquia São José Trabalhador 17/04/2019

 

Por Pe. Amarildo Jorge Dellagranna SdP

Estamos vivenciando este tempo litúrgico, centro  de nossa fé, a semana santa da paixão, morte e ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Somos conscientes de que esta é uma semana para refletir sobre nossa vida espiritual, núcleo de nosso ser. Olhar para nosso interior e descobrir aí o que nos move em nossas relações. Será que esta semana é para ir de passeio ou fazer turismo, como pensam alguns?

Esta é uma semana para compreendermos que nossa dimensão humana é finita, é passageira; alegria de um momento. Esta semana nos ajuda a fortalecer nossa dimensão eterna, celebrar a eternidade, vida com e em Deus. Celebramos a passagem da morte para a vida, pois Jesus o Filho unigênito triunfou sobre a morte. Nesta semana fazemos memória da passagem da nossa mortalidade à imortalidade, do humano ao divino. Na paixão, morte e ressurreição, entenderemos Jesus Cristo como ser humano perfeito e nosso modelo, onde todas as aspirações humanas terão sentido; sinalizando o que somos e o que seremos.

Na semana santa vivenciamos a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, o povo o aclamava com ramos de oliveira. Antes da ceia em um surpreendente gesto de humildade, lava os pés de seus discípulos, proclamando o mandamento novo do amor no serviço. Na ceia com os amigos é traído por Judas, por Pedro é negado e abandonado pelos seus; uma dor dilacerante física e moral, a morte esta presente, mas é vencida pelo gesto misericordioso do perdão e da doação total. A morte foi vencida pela vida eterna, a ressurreição!

A páscoa é passagem da vida terrena para a vida eterna, do que passa corruptível à eternidade incorruptível. Celebrar a Páscoa é perseverar na esperança de viver cada dia como se fosse o último, realizando bem todas as coisas, pois cada gesto, cada ato, feitos com amor e seguindo os passos de Jesus, ficarão eternizados em nossa história.



Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Copyright ©2019 | Arquidiocese de Curitiba - Paróquia São José Trabalhador | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar