MESC

Pastoral dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

Após o Concílio do Vaticano II (1962-65), o Papa Paulo VI autorizou a instituição dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão (MESC), os quais são fiéis leigos que tem por serviço ajudar aos celebrantes nas visitas aos idosos e enfermos que não possam se deslocar até a igreja, levando a comunhão até eles, distribuir a Comunhão nas igrejas e ministrar a celebração da Palavra entre outros serviços, como a recomendação dos defuntos.

Estes serviços são realizados pelo MESC desde que o sacerdote não possa fazê-los. Por que ministro extraordinário? Porque eles exercem o ministério em caso de necessidade. Já os ministros ordinários são os Diáconos, Padres e Bispos.

A Eucaristia é o penhor da glória futura. A Eucaristia é a antecipação da glória celeste (CIC 1402). Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, Eu o ressuscitarei no último dia, pois minha carne é verdadeiramente uma comida e meu sangue, verdadeiramente uma bebida (Jo6, 54-55).

Ser apaixonado por Jesus Eucarístico, ter desejo profundo pela adoração Eucarística, viver esta realidade, como disse o Papa Bento XVI, “A adoração ao Santíssimo Sacramento não é um luxo, a adoração é, no seu sentido mais profundo, o mesmo que abraçar Jesus, é encontrar Nele esse amor que é fonte inesgotável, que sacia toda sede e que não encontramos em qualquer outra fonte.

Este é um ministério sagrado e que deve ser exercido por leigos que tenham uma vida cristã autêntica, seres humanos comuns, que trabalham, de qualquer situação social, mas que tenham um amor profundo por Jesus Eucarístico. Na nossa paróquia a Pastoral dos MESCs está aberta para recebê-lo caso em seu coração você sinta afinidade por este ministério. As reuniões mensais acontecem todas as quartas segunda-feira do mês às 20h e você será muito bem-vindo.