Litúrgica

 -  Atualizado 26/10/2016

Liturgia é a celebração de um povo reunido em nome do Senhor, que fez de nós irmãos, filhos do mesmo Pai, membros de um mesmo Corpo. Celebrar a liturgia é transformar a assembleia em encontro de irmãos, numa ação ritual na qual a Igreja faz memória e atualiza os eventos de salvação para vida dos fiéis. É justamente o mistério pascal de Jesus Cristo que condensa toda história da salvação.

No documento Sacrossanctum Concilium do Vaticano II (1962-1965), foi proclamada a reforma litúrgica, determinando a participação dos fiéis, que não devem mais “assistir” à Missa, mas são chamados a participar ativamente do mistério pascal de Cristo, tornando-se presente, através de “ritos, orações e cerimônias” relativas aos ofícios divinos da igreja católica. Assim o envolvimento da comunidade de modo amplo e ativo é necessário, por exemplo, nas leituras bíblicas, nos cantos, intenções e invocações.

Em 2002, nossa Paróquia iniciou a formação de uma equipe litúrgica. Atualmente estamos trabalhando com uma Pastoral Litúrgica que se preocupa com animação da vida e ação litúrgica na comunidade, contando com equipes de celebrações que ajudam o padre e assembleia nas missas, especialmente no Domingo. Estas equipes contam com membros, pessoas de outras pastorais e voluntários com dom e capacidade para exercer as funções. Todos os leigos são chamados para se engajarem nas diversas dimensões pastorais da Igreja. 

De acordo com o Papa Francisco, o culto litúrgico, “não é antes de tudo, uma doutrina a ser compreendida, ou um rito a ser realizado – é naturalmente também isso – mas é essencialmente uma fonte de vida e de luz para o nosso caminho de fé”.

A Pastoral Litúrgica da Igreja São José Trabalhador convida aqueles que se acharem motivados a participar desta equipe. Todas às quintas-feira, nos reunimos na Paróquia, às 20hs. Estamos à disposição para recebê-los.