Familiar

 -  Atualizado 22/05/2018

A Pastoral Familiar é uma ação organizada da Igreja em resposta às necessidades da família tendo em vista seu papel vital para a pessoa, para a Igreja e para a sociedade. O planejamento desta ação é fruto de muito estudo, trabalho e dedicação do clero e de leigos ao longo dos últimos 30 anos. O marco inicial desse processo é o Sínodo de 1980, quando o Papa João Paulo II apresentou a FAMILIARIS CONSORTIO (1981), oferecendo indicações para um renovado empenho pastoral em favor da família. Em 1983 a revisão do Catecismo da Igreja Católica e do Direito Canônico alterou o Magistério da Igreja, também em relação à família e ao matrimônio, abrindo perspectivas novas.

No Brasil, a Pastoral Familiar foi sistematizada em 1989. Em 1992 foi criado em Curitiba o Instituto da Pastoral Familiar, hoje INAPAF e neste ano, aconteceu a 1ª Semana Nacional da Família. No entanto, foi a partir da Campanha da Fraternidade de 1994 “A Família como vai?”, que a Igreja se mobilizou em eventos e documentos, que deram forma à Pastoral Familiar com o principal objetivo de Promover, Fortalecer e Evangelizar a Família.

Na Arquidiocese de Curitiba a Pastoral Familiar está presente desde a década de 90 e na Paróquia São José Trabalhador desde junho de 2013 com as funções:

*Reunião mensal para estudos de formação e evangelização, 1ª quarta-feira do mês, às 20h;

*Promoção do encontro personalizado para noivos;

*Acolhida e liturgia da missa no 1º domingo do mês, às 19h;

*Promoção da Semana Nacional da Família, Semana Nacional da Vida e o Dia do Nascituro;

*Fortalecimento da união entre as pastorais, movimentos e serviços da Paróquia.

A Pastoral Familiar da Paróquia é composta por casais que buscam tornar Jesus conhecido pelo Evangelho e testemunho de família. Convidamos vocês a juntarem-se a nós. Venham! Há lugar para todos. Acima de tudo, somos acolhedores!

Reuniões | Primeira Quarta-feira do mês, às 20h.

Coordenação: Deise Gomes | Fone (41) 9  9983-7099