CPP e CAEP

CPP | Conselho Pastoral Paroquial                                                    

O CPP da Paróquia São José Trabalhador é um grupo de homens e mulheres, casados, solteiros, jovens, religiosos(as) que assume, junto com o(s) padre(s) da paróquia, a condução da comunidade paroquial.  

É o Bispo diocesano que autoriza as paróquias de uma diocese (arquidiocese) a constituir o CPP, bem como orienta o modo pelo qual os membros desse grupo serão escolhidos.

Podem participar desse conselho todos aqueles que têm o cuidado pastoral paroquial: líderes, agentes de pastoral, coordenadores de movimentos e pastorais, representantes de religiosos e religiosas, além do(s) padre(s) da paróquia. 

Cabe ao CPP cuidar do planejamento, da execução e da avaliação das resoluções e compromissos assumidos em Assembleia Paroquial (reuniões mensais), bem como acompanhar toda a vida pastoral da comunidade paroquial, zelando pela unidade na caminhada pastoral da paróquia.

Tendo em vista que todos os batizados, sem exceção, são chamados a participar ativamente da missão da Igreja, a existência do CPP se justifica, pois esse conselho possibilita que a comunidade assuma a fé de forma concreta, sempre a partir das decisões tomadas na Assembleia Paroquial.

Cabe lembrar que esse conselho não é o “dono” da paróquia, nem “manda” nela. Acima de tudo, ele está a seu serviço, sendo instrumento de comunhão e participação.

 

CAEP | Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais 

O Conselho de Assuntos Econômicos Paroquiais (CAEP) é o órgão representativo da comunidade paroquial que colabora na administração dos bens da paróquia, atendendo às necessidades pastorais definidas com o Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

É constituído por, no mínimo, cinco membros, sem direito a remuneração, sendo que o Presidente será sempre o pároco. Este escolherá os demais integrantes (coordenador, secretário, tesoureiros e conselheiros) que serão posteriormente aprovados pelo Conselho Paroquial e pelo Conselho Econômico Diocesano.

Obrigatório em todas as paróquias, o CAEP distingue-se do Conselho Paroquial de Pastoral ou de comissões de festas e obras, não podendo se reunir sem a presença do pároco, ou de uma pessoa por ele especialmente indicada, para presidir a reunião.