Corpus Christi: um dia dedicado à memória e à devoção eucarística

Publicado por: Paróquia São José Trabalhador 22/05/2018

Corpus Christi é uma solenidade da nossa Igreja para celebrar o mistério da Eucaristia, o diletíssimo sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus. Daí vem o nome da festa religiosa que significa Corpo de Cristo.

A celebração de Corpus Christi é uma data móvel. Acontece sempre 60 dias depois do Domingo de Páscoa. Em 2018, será dia 31 de maio. Cai sempre em uma quinta-feira em alusão à Quinta-Feira Santa, dia em que Jesus instituiu a Eucaristia pouco antes de entregar-se por amor à humanidade.

Além das Missas Solenes, durante a festa existe a tradição de enfeitar as ruas com tapetes coloridos feitos com diversos tipos de materiais como serragem, sal, farinha, pedrinhas, areia e flores. A temática dessa manifestação artístico-religiosa é sempre voltada aos temas cristãos e bíblicos com desenhos que remetem à figura de Cristo, do Pão e do Cálice.

A procissão em vias públicas — que passa por cima dos tapetes confeccionados — é uma recomendação do Código de Direito Canônico. O Santíssimo Sacramento é conduzido geralmente pelo Bispo ou pelo pároco da Igreja, seguido pelos fiéis. O ato de colocar-se a caminho também faz memória à caminhada do Povo de Deus em busca da Terra Prometida.



Deixe o seu comentário

Campos obrigatórios estão marcados com *

Comentários do Facebook

Copyright ©2019 | Arquidiocese de Curitiba - Paróquia São José Trabalhador | Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Dintstudio
×Fechar